Rondônia

25 de setembro é o Dia do Trânsito; Rolim de Moura tem um alto índice de acidentes

O Dia do Trânsito representa uma importante data, utilizada para a conscientização pública.
Publicado 25/09/2019
Atualizado 28/09/2020
Fotos: Rolim Notícias

Em Rolim de Moura (RO), os acidentes de trânsito a cada dia que passa se tornam periódicos, segundo um levantamento feito no anuário de estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do estado (DETRAN/RO), Rolim de Moura registrou um aumento entre 2017 e início de 2018, um total de 420 acidentes de trânsito, número considerável para uma cidade com aproximadamente 60.000 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A chance de uma pessoa morrer em um acidente de trânsito é maior do que, por exemplo, a chance de ser vítima de câncer, pois as principais causas de acidentes no trânsito é falta de atenção. 

Porém celebra-se o Dia Nacional do Trânsito no dia 25 de setembro, mesma data em que se promulgou, por meio da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997.

Essa lei surgiu para aumentar o rigor nas fiscalizações das vias de tráfego do Brasil e para substituir a lei antiga, datada de 1966. O objetivo primordial era diminuir o número de acidentes no país.

O Dia do Trânsito representa uma importante data, utilizada para a conscientização pública, no sentido de promover um maior humanismo nas estradas e ruas por onde se deslocam automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, ciclistas e pedestres. A semana do dia 25 de setembro, por esse motivo, é demarcada como a Semana Nacional do Trânsito.

Por esse motivo, além da criação do novo CTB em 1997, o governo brasileiro vem adotando outras medidas para tentar diminuir esses números, o que inclui a alteração das próprias leis do CTB e a realização de campanhas de conscientização. Recentemente, foi estabelecida a chamada “Lei Seca”, que apresenta tolerância zero para condutores que dirigem sob o efeito do álcool, mesmo em pequena quantidade, além da proibição da venda de bebidas alcoólicas em rodovias federais.

No entanto, mesmo com o endurecimento da legislação de trânsito no Brasil, ainda há imprudência dos motoristas e ausência de fiscalização nas vias, e o número de acidentes causados por motoristas alcoolizados ainda é muito elevado no país.

No entanto, mesmo com o endurecimento da legislação de trânsito no Brasil, ainda há imprudência dos motoristas e ausência de fiscalização nas vias, e o número de acidentes causados por motoristas alcoolizados ainda é muito elevado no país.
Quais são as principais causas de acidentes de trânsito?

Além do consumo de álcool, existem outros motivos que elevam o número de mortes no trânsito, principalmente nas rodovias em períodos de grandes feriados. Entre esses motivos, destacam-se:

•    Imprudência dos condutores (aqui se incluem o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do celular, por exemplo);
•    Desconhecimento das leis de trânsito;
•    Desconhecimento da sinalização;
•    Falta de revisão nos veículos;
•    Condições precárias de ruas e estradas em algumas partes do país;
•    Sinalização precária em algumas vias.
•    Falta de atenção


 

Conscientização 25 de setembro Dia do Trânsito ACIDENTES Rolim de Moura alto índice
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias