Rondônia

Programa Mais Leite e Pasto com os pequenos produtores familiares em Castanheiras

“O programa tem como objetivo o desenvolvimento de ações que buscam fomentar a cadeia do leite no Estado”
Publicado 24/09/2019
Atualizado 24/09/2019
Fotos: Assessoria

Em Castanheiras (RO), aconteceu na última sexta-feira, dia 20, na propriedade o produtor Anderson Pulucena, que fica localizada na linha 02 no travessão do Alemão, o 2º Dia Especial de Pecuária Leiteira, que faz parte do programa estadual de melhoria da qualidade e produtividade do leite.

O programa tem como objetivo o desenvolvimento de ações que buscam fomentar a cadeia do leite no Estado, com foco especial em gerar renda aos pequenos produtores, tem garantido um avanço no segmento e motivação.

Durante o evento foram entregues sete caminhonetes para a Emater e outras três caminhonetes para a Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI) do Fundo Pró-Leite, os veículos serão utilizados para fiscalização e monitoramento dos projetos financiados pelo Pró-Leite.

Durante a realização do 2º Dia Especial da Pecuária Leiteira, o produtor Anderson Pulucena foi contemplado com um kit para manejo de pastagem adquirido junto ao Fundo Pró-Leite.

De acordo com o produtor, Anderson Pulucena, está trabalhando com esse programa aproximadamente a um ano e meio, e com isso melhorou sua produção praticamente 90%. Antes de fazer parte do programa a produção de leite era em média de 50 Litros ao dia, hoje a produção dobrou, todos os dias tira 120 litros de leite. Anderson conta que; em sua propriedade tem 27 piquetes rotacionado, 14 cabeça de vacas e faz duas ordenha por dia, com isso revolucionou a produção. 

O Mais Leite a Pasto é um programa de incentivo à produção de leite, sem nenhum custo para o produtor, o programa é acompanhado de perto nas propriedades comtempladas pelos técnicos da Emater.

A prefeitura Municipal de Castanheiras é parceira dessa ação, assim como o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Emater, esses projetos de leite a pasto a intenção é formar unidades demonstrativas, onde é implantado as tecnologias de inovação para o setor do leite, através de eventos assim é possível demonstrar para os produtores os resultados que eles podem adquirir na pratica para que possam desenvolver melhor sua atividade do dia a dia com sucesso, enfatiza o Diretor Técnico da Emater, Anderson Kuhl. 


Participou do evento; o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves; secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Carlos de Góes; diretor presidente da Emater, Luciano Brandão; secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani e o deputado estadual Lebrão e disse que; “o projeto é muito importante, principalmente agora usando os recursos que temos nos fundos Pró-Leite, para investir com muito mais força para que os produtores possam produzir cada vez mais”. 

Durante o evento, foram realizadas palestras abordando os temas: Gestão e Sucessão Rural; Empreendedorismo de Pai Para Filho; Um caso de Sucesso, Sucessão Familiar, e o prefeito do município de Nova Brasilândia do Oeste (RO), Hélio Mendes, também esteve presente acompanhando de perto cada detalhe e garantiu que vai aplicar o que aprendeu em sua cidade, para ajudar os produtores.  

Segundo o prefeito Alcides Zacarias, o projeto é uma forma inteligente de ajudar o pequeno produtor complementar sua renda, em um espaço pequeno, respeitando o meio ambiente, no município de Castanheiras a propriedade do agricultor Anderson Pulucena é referência e conta com total apoio da administração municipal. “Estamos trabalhando proporcionando condições nos carreadores das propriedades, cascalhamento nos currais e melhorando a capitação de água com as maquinas da Secretaria de Agricultura, nosso objetivo e fortalecer os produtores rurais e assim gerar mais emprego, mais renda para os produtores e pecuaristas do nosso município, dependemos deles, são eles que fomentam a economia e abastecem  os comércios da cidade, então dar assistência para eles é fundamental, finaliza o prefeito Alcides Zacarias. 

 

Leite e Pasto Programa PRODUTORES Familiares Castanheiras Governo Rondônia Emater Seagri
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria