Rondônia

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO: DETRAN realiza em Rolim ações de conscientização e educação no trânsito

A má conduta no trânsito e o desrespeito às leis colaboram com o aumento de acidentes em Rondônia.
Publicado 23/09/2019
Atualizado 28/09/2020
Fotos: Rolim Notícias

Em Rolim de Moura, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia está realizando desde o dia 18 de setembro, ações referentes a Semana Nacional de Trânsito, como objetivo criar uma onda de conscientização na sociedade quanto aos cuidados que se deve ter para evitar acidentes e mortes no trânsito.

“Estamos no mês de setembro que é intitulado o mês do trânsito, onde trabalhamos com a temática; trânsito com segurança, no município de Rolim de Moura (RO), estamos trabalhando com diversas atividades com população, com o objetivo de alerta-los sobre os autos índices de acidente de trânsito, estamos sempre trabalhando com a prevenção de acidentes. Realizamos todo esse trabalho com apoio da Polícia Mirim entres outras instituições chamando a atenção dos condutores, pois no trânsito o sentido é a vida”, enfatiza a responsável pela educação no trânsito em Rolim, Adriana Carla. 

A má conduta no trânsito e o desrespeito às leis colaboram com o aumento de acidentes em Rondônia.  Cerca de 70% dos acidentes que ocorrem no Estado são por falha humana, seja imperícia ou por desrespeito à legislação de trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito, que acontece em todo país de 18 a 25 de setembro conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde as ações de conscientização são intensificadas, tem que acontecer durante o ano todo e contar com a participação da sociedade, pois o trânsito é feito por todos.

Rondônia tem aumentado significativamente a frota e mais da metade dos veículos do Estado são motocicletas, que representam a maioria dos acidentes de trânsito. Dados estatísticos do Detran mostram que, em 2018, 80, % dos acidentes com vítimas envolveram motocicletas e geraram vítimas fatais de trânsito. 

 

Conscientização Semana Nacional de Trânsito Detran Rolim de Moura
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias