Rondônia

Unidades de saúde passam a funcionar das 07h às 17h em Ouro Preto do Oeste

A Farmácia Básica e o CAPS também atenderão 08h ininterruptas, de segunda a sexta-feira.
Publicado 19/09/2019

A partir desta quinta-feira (19), todas as unidades de saúde da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste (Unidades Básicas de Saúde - UBS, Programas Saúde da Família - PSF, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, e Farmácia Básica) passarão a funcionar das 07h às 17h. A medida também abrange o distrito de Rondominas.

Segundo o decreto assinado nesta quarta-feira (18), o atendimento à população será de oito horas ininterruptas, de segunda a sexta-feira. Apenas o Hospital Municipal funcionará em regime de plantão, com exceção dos cargos administrativos.

De acordo com o assessor especial responsável pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), Cristiano Ramos, a mudança de horário visa proporcionar maior comodidade à população, que terá à disposição atendimento tanto no período da manhã, quanto à tarde.

Cristiano também ressaltou que a medida busca ir de encontro ao que estabelece a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que define carga horária mínima semanal de 40h. Atualmente, o Município vinha cumprindo apenas 30h, com seis horas diárias (07h30às 13h30).

A mudança do horário de atendimento, que agora vai até as 17h, também beneficiará os moradores da zona rural que, muitas vezes, têm seus afazeres, principalmente na parte da manhã, assim como os funcionários públicos e privados. Também irá diminuir o fluxo de atendimento no Hospital Municipal no período da tarde, que é para atendimento de urgência e emergência, já que os usuários do SUS passam a ter à disposição os PSFs.

A medida também abrange o CAPS, onde os usuários eram atendidos apenas no período da tarde, das 12h às 18h, e agora podem receber atendimento das 07h às 17h. A Farmácia Básica é outra unidade que vinha recebendo inúmeras reclamações por não funcionar no período da tarde, mas que também foi contemplada pelo decreto.

Decreto Horários Farmácia Básica Caps Ouro Preto