Rondônia

Projeto Centro de Equoterapia em Rolim de Moura

“Maior Centro de Equoterapia da região norte”
Publicado 18/09/2019
Atualizado 28/09/2020
Fotos: Rolim Notícias

Com o objetivo de oferecer o melhor tratamento a pessoas com necessidades especiais, o Centro Educacional de Rolim de Moura (CER), será responsável pelo maior Centro de Equoterapia da região norte. O projeto provem de recursos provenientes de ações civis públicas, movidas pelo Ministério Público do Trabalho, em que a Justiça do Trabalho condenou por dano moral coletivo. 

Um benefício para cidade, não só para pessoas com deficiência, mas para todos, um trabalho social de inclusão, uma causa que toda a sociedade abraçou e tem colaborado. Ela é mais benéfica para pessoas com deficiência física, múltipla, autismo, mas todos podem ser atendidos, porém para isso antes de começar o atendimento essas pessoas irão passar por uma avaliação para saber qual é a dificuldade, como será esse atendimento, destaca a Coordenadora do CER, Silvana Batista. 

Com auxílio de alguns parceiros como a Unir de Rolim de Moura, o centro contara com arborização e criação de um viveiro de mudas alto sustentável e ainda com a seleção de animais treinados para realização das terapias. 

Segundo Professora de Engenharia Florestal, Kenia Michele de Quadros, o trabalho será desde de coleta de sementes para produção de mudas de espécie florestais e flores para a construção de um viveiro. Os alunos da Unir irão auxiliar os alunos do CER para a produção de mudas, então haverá uma interação no início, os alunos irão lá para ajudar, encher sacolinhas, aprender organizar os canteiros e plantar sementes. 

A equoterapia, também chamada de hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Os principais benefícios da equoterapia são; melhora o equilíbrio e a postura; desenvolvimento da coordenação motora; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva entres outros. 

O principal meio de trabalho da equoterapia é o cavalo, que tem os movimentos tridimensionais causados pelo seu dorso. Ao se deslocar ao passo, realiza um movimento semelhante à bacia pélvica humana durante sua marcha. Neste tipo de terapia, o terapeuta apenas atua como um mediador, tendo que o paciente, juntamente com o seu cavalo, uma relação física e psicológica fundamental para o resultado esperado.

Para a terapia os animais utilizados devem ser dóceis, com altura média de 1,50m, bem aprumado, inexistência de manqueiras, andamento bem cadenciado e com boa amplitude de passadas. Por isso os cavalos mais velhos são os mais indicados, pois são menos ariscos e mais seguros.

Com o auxílio destes animais, o tratamento pode ajudar pessoas com deficiências motoras e intelectuais. Para desenvolver as habilidades dos pacientes, os exercícios são realizados em contato com a natureza. Segundo especialistas, os resultados são rapidamente percebidos.

A equoterapia oferece um amplo campo de atuação, como: fisioterapeuta, fonoaudiólogo, instrutor de equitação, médico pedagogo, psicólogo, professor de educação física e terapeuta ocupacional. Qualquer um destes profissionais, poderá atuar na equoterapia, porém deve possuir curso específico para tal.

A faculdade Unir atualmente realiza vários projetos que são de grande importância para o município de Rolim de Moura e segundo com chefe do departamento de Engenharia Florestal, Karen Janones da Rocha, no momento há em andamento dois projetos com a secretaria de Meio Ambiente, que é a recuperação do Parque Municipal e recuperação no lixão, onde será organizado a parte de receber entulhos para que as pessoas não depositem lixo a céu aberto e faça da forma correta, entre outros projetos. 

 

Equoterapia Centro Norte Rolim de Moura Rondônia Centro educacional CER
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias