Rondônia

Casos de Sarampo no Brasil deixa ministério da saúde em alerta; em RO não casos registrados

"Dia 19 de outubro será o dia "D" em Rolim de Moura, dia da multivacinação"
Publicado 12/09/2019
Atualizado 28/09/2020
Fotos: Rolim Notícias

O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que o país estava havia um ano sem registro de casos do vírus. Mas isso mudou neste ano: boletins recentes da entidade advertem que está em curso um surto da doença, altamente contagiosa e que pode levar à morte de crianças pequenas ou causar sequelas graves.

O Brasil registrou nos últimos 90 dias, 2.753 casos confirmados de sarampo em 13 estados brasileiros. O aumento de 18% em relação ao último boletim divulgado (28/08) se deve a confirmação clínica de casos que estavam em investigação anteriormente. De acordo com o novo boletim epidemiológico da doença, entre 09 de junho a 31 de agosto de 2019, o Brasil notificou 20.292 casos, sendo 15.430 em investigação e 2.109 descartados.

O levantamento feito pelo Ministério da Saúde, apontou também quatro óbitos em decorrência da doença: três mortes no estado de São Paulo (duas crianças e 1 adulto); e uma no estado de Pernambuco (uma criança). Em nenhum dos quatro casos foi comprovada a imunização contra o sarampo.

De acordo com a diretora de Epidemiologia, Janaina Travassos, o ministério da Saúde preconiza as secretarias estaduais de saúde do município para que as pessoas procurem as salas de vacinas para tomar a vacina contra o sarampo, bebês  de 06 a 11 meses precisam ser vacinados, com a dose zero e também as crianças maiores, é importante que a mãe leve e verifique se há alguma vacina em atraso, peça para os Agentes de Saúde, para os enfermeiros das unidades de saúde, para que realizem essa vacinação contra o sarampo, os adultos também precisam se prevenir tomando a vacina. 

“Em Rondônia não há nenhum caso de sarampo confirmado ainda, estamos apenas em alerta, quando surgi uma criança ou adulto com sintomas, nós realizamos uma investigação de imediato, mas Rondônia é o local que pode acontecer  de ter um caso, devido as pessoas viajarem, por isso é de suma importância que todos tenham o cartão de vacina em dias. As salas de vacina em Rolim de Moura estão trabalhando normalmente e aplicando a vacina contra o sarampo, porém no próximo mês haverá o dia “D”, dia 19 de outubro de 2019, será o dia da multivacinação no município”, destaca Janaina Travassos. 

Os casos confirmados estão concentrados em 13 estados, sendo a maioria, 98,37% no estado de São Paulo (2.708), seguido do Rio Janeiro (15), Pernambuco (12), Distrito Federal (3), Goiás (1), Paraná (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Bahia (1), Sergipe (1), Santa Catarina (7) e Piauí (1). Os casos estão distribuídos em 120 municípios. Nos estados de Goiás e Piauí, os casos foram registrados em outros estados.
 

 

Prevenção Saúde Sarampo brasil Rondônia Alerta
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias