Geral
Vídeo: helicóptero resgata de congestionamento fígado para transplante
Carro que transportava o órgão, entre Florianópolis e Blumenau, ficou retido na BR-101 por conta de um acidente

Por metropoles
Publicado 11/09/2019
A A
Foto: Reprodução

s bombeiros que trabalham no Arcanjo 03, um dos helicópteros de resgate da corporação de Santa Catarina, realizaram um apoio no início da tarde desta quarta-feira (11/09/2019) um tanto quanto inusitado. Um carro que transportava um fígado para transplante, entre Florianópolis e Blumenau, ficou preso no congestionamento causado por um acidente entre dois caminhões na BR-101. Foi preciso a agilidade dos agentes para levar o órgão o quanto antes ao hospital.

O helicóptero foi chamado para buscar o fígado, que, de carro, não chegaria ao destino em tempo para uma cirurgia de transplante.

O Arcanjo 03 precisou pousar no meio da BR-101 para realizar o resgate. Dentro de 27 minutos, o fígado chegou a Blumenau, em tempo menor do que o previsto por carro.

Vida útil reduzida
Os órgãos possuem uma vida útil reduzida quando já estão fora do corpo. O transplante deve ser realizado o quanto antes, para reduzir o risco de rejeição. O fígado, em especial, é um órgão ainda mais sensível. Caso não fosse possível o suporte aéreo dos bombeiros, possivelmente seria descartado, inviabilizando o transplante, avaliam os agentes.

 

Fonte: metropoles

Transplante   fígado   Congestionamento   resgata   BR-101   Helicóptero   Florianópolis   Blumenau  

Mais em Geral

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.