Rondônia

Governo de Rondônia garante transporte fluvial a alunos ribeirinhos

De acordo com a Seduc, no total são 79 embarcações e a empresa responsável já está apresentando 16 delas para iniciar o transporte dos alunos nesta segunda-feira
Publicado 30/08/2019

Em menos de 90 dias após o chamamento público para atendimento no transporte fluvial de estudantes que residem nas regiões rurais ribeirinhas de Porto Velho e distritos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que, a partir desta segunda-feira (2), 16 embarcações iniciam o atendimento aos estudantes da rede pública municipal e estadual.

Para realizar o transporte fluvial dos estudantes, a empresa vencedora precisava atendente às especificações técnicas estipuladas no edital e as exigências estabelecidas pela Marinha do Brasil para este tipo de transporte, tais como: pilotos capacitados e habilitados; coletes salva-vidas; equipamentos de segurança; grades laterais para proteção contra quedas; cobertura para proteção contra sol e chuva, cobrindo todos os assentos; bancos almofadados; encostos das laterais; estrado em alumínio; entre outras características específicas.

De acordo com a Seduc, no total são 79 embarcações e a empresa responsável já está apresentando 16 delas para iniciar o transporte dos alunos nesta segunda-feira.

A parte da documentação do processo de contrato da empresa já está resolvida, não há nada que impeça as embarcações de começarem o transporte dos estudantes, pois os barcos e as documentações dos 16 pilotos habilitados já passaram por duas vistorias da Marinha, a qual emitiu um laudo favorável liberando as embarcações para o transporte dos estudantes. A Secretaria informou, ainda, que também estará fiscalizando todo o transporte dos estudantes para certificar de que tudo ocorrerá conforme as exigências contratuais.

O secretário da Seduc, Suamy Vivecananda, disse que a preocupação do governo não é achar culpado para a situação, mas resolver o problema para que os estudantes não sejam mais prejudicados e venham perder o ano letivo. Ele disse ainda que tudo está correndo conforme o prazo legal, e que de início a empresa está apresentando as 16 embarcações, tendo o prazo de 10 dias, a contar da próxima segunda-feira (2), para apresentar as demais embarcações que atenderão os 1.016 estudantes da rede municipal e estadual de ensino, sendo 40% estadual e 60% municipal. Ele também salientou o trabalho da Marinha que se disponibilizou atender a Secretaria com urgência, entendendo a gravidade do caso.

ESTUDO Ribeirinho Governo Seduc Marinha Rondônia