Rondônia

Audiência Pública para debater o Plano Municipal de Saneamento Básico em Castanheiras

Queremos ter cem por cento de saneamento no município de Castanheiras e Distrito de Jardinópolis.
Publicado 29/08/2019
Fotos: Assessoria

Em Castanheiras (RO), na noite de quarta-feira, dia 28, aconteceu no plenário da Câmara Municipal, Audiência Pública para debater o Plano Municipal de Saneamento Básico, uma iniciativa realizada em parceria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), cujo objetivo é auxiliar na elaboração dos Planos Municipais. 

De acordo com Engenheira Ambiental da IFRO, Mariana Cambruzzi, o plano faz parte da primeira etapa de planejamento do Saneamento Básico do Município para um horizonte de 20 anos, ele inclui quatro componentes que são; abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo solido e de águas pluviais. “Então será feito nessa primeira etapa, estamos na fase de diagnostico, visitando as infraestrutura, identificando as carências do município para na segunda etapa no prognostico propor soluções e com esse plano consolidado e aprovado, o município consiga capitar recursos para investimento justamente nessas carências, faltas que o município tem na parte de saneamento básico”, destaca Mariana.   

Segundo Mariana, esse plano municipal de Saneamento Básico ele é muito importante para o município, porque existe um prazo, até 31 de dezembro de 2019, os municípios precisam ter esse plano municipal de Saneamento Básico até essa data, porque isso vai influenciar diretamente na captação de recursos para o saneamento, essa primeira Audiência Pública no município de Castanheiras para passar informação para a população. 

Durante a Audiência Pública esteve presente acompanhando e debatendo os vereadores, Luciana Dalla Rosa (PT), Sidinei Eliezer (MDB), Sirlene Somenzari (PTB), Orlando Aparecido(PSDB) e Ailton Ferreira(PP) que destacou a importância de ter o Saneamento Básico e disse; “está de parabéns a equipe, nós acompanhamos a equipe trabalhando, realizando o levantamento para que se torne realidade essa melhora para o povo Castanheirense, para que no futuro tenha mais saúde com água e saneamento básico com qualidade no município”. 

O planejamento é capaz de promover a segurança hídrica, prevenir doenças, reduzir as desigualdades sociais, preservar o meio ambiente e para propor soluções aos problemas levantados, enfatiza o prefeito Alcides Zacarias. 

Estamos dando o primeiro passo através dessa Audiência Pública em parceria com a IFRO, FUNASA e servidores municipais, isso é de suma importância. O município está desempenhando realmente para que tenha uma cidade com qualidade melhor de vida, saúde e um saneamento de primeira qualidade para população. Com isso a preservação do meio ambiente, diminuição da incidência de doenças, melhoria do desenvolvimento humano e social e a prevenção à saúde, estão entre os aspectos positivos da elaboração Plano Municipal de Saneamento Básico. Pois queremos ter cem por cento de saneamento no município de Castanheiras e Distrito de Jardinópolis, que ficara na história. O município tendo recurso financeiro para desenvolver o projeto, então é só executar, mas para executar falta o recurso, dependemos do Governo Federal e Estadual para que isso venha acontecer, mas nossa parte estamos fazendo, finaliza o Prefeito Alcides Zacarias. 

 

Audiência Pública PLANO Municipal Castanheiras convite Jardinópolis
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria