Rondônia

Avistamentos de onças faz com que Morro Chico Mendes seja fechado para visitação no período noturno

A medida será tomada até que os felinos sejam capturados. O fechamento da guarita ocorrerá às 18h e a abertura, às 07h.
Publicado 28/08/2019

Relatos de avistamentos de onças-pintadas na reserva ambiental do Morro Chico Mendes por visitantes que frequentam o local no período noturno fez com que o Departamento de Meio Ambiente da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste tomasse a decisão de fechar a guarita de acesso para a visitação durante o período das 18h às 07h.

A proibição da visitação durante o período noturno se iniciará nos próximos dias e permanecerá até que os felinos, provavelmente duas onças, mãe e filhote, sejam capturados por um dos órgãos competentes e levados à Reserva Biológica de Jaru, que possui uma área de 346.864, 20 hectares.

Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Braz Paganini, a medida será tomada em razão da aproximação dos visitantes com as prováveis duas onças-pintadas (Panthera onca), que passaram a ser vistas com frequência no Morro Chico Mendes, onde existe um grande fluxo de pessoas durante o período noturno.

Braz também ressaltou que tanto os felinos quanto os seres humanos passaram a correr risco com a aproximação, já que se trata de animais selvagens e que, ao se sentirem ameaçados, podem atacar os visitantes do Morro. Lembrou também que já existe relato de ataque de onça a bovino (bezerro) nas imediações da Reserva.

“Por se tratar de um ponto turístico diariamente visitado por um grande número de pessoas, inclusive durante a noite e na madrugada, isso acaba expondo tanto esses animais, que já estão em situação vulnerável e em risco de extinção, quanto a vida dos visitantes, que podem ser atacados pelas onças quando estas se sentirem ameaçadas”, alertou Braz.

O diretor irá solicitar apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (BM-RO), à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, para capturar as onças-pintadas para que, posteriormente, as mesmas sejam levadas à Reserva Biológica de Jaru, onde passarão a viver.

Segurança Ouro Preto Morro Chico Mendes onças Visitação Período Noturno