Rondônia

Idaron reforça as ações fitossanitárias e educativas para proteger o cacau e o cupuaçu de Rondônia

Caravana da Monilíase tem levado educação sanitária às regiões do estado onde há grandes lavouras de cupuaçu e cacau.
Por Redação
Publicado 02/05/2024
Foto: Assessoria

Caravana da Monilíase’, esse é o nome de uma das mais importantes ações fitossanitárias desenvolvidas pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). A iniciativa, que envolve ações educativas voltadas a prevenção da Monilíase do Cacaueiro, teve sua segunda edição realizada entre os dias 24 e 26 de abril, nos municípios de Ouro Preto, Jaru, Mirante da Serra e Nova União. Mais de 570 pessoas participaram da atividade.

A estratégia, que deve ser repetida ao longo do ano, prioriza regiões do estado em que há concentração de grandes áreas de cultivo de cacau e de cupuaçu, culturas importantes para economia do estado e que podem ser afetadas pela Monilíase, uma praga de relevante impacto econômico ao agronegócio.

“Rondônia tem se destacado nos concursos nacionais de qualidade de amêndoas e aumentado a área cultivada com cacau. Por isso, é muito importante manter as lavouras sadias, livres da Monilíase. Para que esse quadro se mantenha, estamos levando informação à população, para que todos possam conhecer a doença e as medidas de prevenção e controle. Em resumo, estamos sensibilizando a comunidade quanto à relevância da participação de todos na prevenção”, destaca João Paulo Souza Quaresma, coordenador do Programa de Vigilância e Controle de Pragas da Idaron.

Como parte da estratégia, a Caravana da Monilíase tem envolvido outras instituições e diversos servidores da Idaron nos trabalhos realizados durante o evento. “O objetivo é formar multiplicadores do conhecimento, a fim de obter cooperação das inúmeras instituições ligadas a cacauicultura”, explica o gerente de defesa e inspeção vegetal, Jessé de Oliveira.

Fazendo breve análise das ações, Jessé de Oliveira afirmou que o evento foi um grande sucesso, tanto no desenvolvimento dos trabalhos, quanto em participação. “Só a abertura da caravana, na Câmara Municipal de Ouro Preto, contou com a participação de 118 pessoas, entre produtores rurais e representantes entidades públicas e privadas”, acrescentou.

ATIVIDADES
Após o treinamento, realizado dia 25 de abril, as equipes se dividiram entre os municípios de Jaru, Mirante da Serra, Nova União e Ouro Preto, para replicar os conhecimentos e metodologias desenvolvidas na oficina. As ações foram realizadas em associações, comunidades de produtores e em escolas, com especial atenção aos estudantes da zona rural de cada município. No dia 26, cada grupo apresentou relatório das ações, para discussão e aperfeiçoamento das experiências de cada participante.

MONILÍASE
A Monilíase do Cacaueiro é a principal ameaça fitossanitária para as cadeias produtivas do cacau e cupuaçu do Brasil. Em Rondônia, os produtores são orientados a se unir para prevenir a entrada da praga na lavoura, ao mesmo tempo que precisam conhecer as medidas de controle que já podem ser aplicadas para outras doenças que ocorrem no estado.

3ª EDIÇÃO
A 3ª edição da Caravana da Monilíase deve ser realizada no próximo mês de junho, entre os dias 26 e 28, no distrito de Nova Califórnia, em Porto Velho. A iniciativa vai contemplar a Cooperativa do Projeto Reca, que é referência em produção de cupuaçu no estado de Rondônia.

 

Defesa Sanitária Ouro Preto Monilíase Agência Rondônia
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria